EMENTAS

FLUXOGRAMA



EMENTAS

CARACTERIZAÇÃO TEATRAL | BAU411[30 horas]
A importância psicológica, sociológica e dramática da caracterização. Aplicação nas artes cênicas. Criação e técnicas de execução.

COMUNICAÇÃO E ARTES | ECS113 [60 horas]
Fundamentos de Estética e conceito de Arte. As artes plásticas como comunicação e seu relacionamento com as outras formas de expressão artística. O contexto histórico da criação artística. Gêneros e estilos das História das Artes.

COMUNICAÇÃO E CENOGRAFIA | ECA475 [30 horas]
O espaço cênico como instrumento de comunicação. A linguagem da cenografia. Leitura e avaliação de um projeto cenográfico. Concepção e planejamento de cenários. A relação entre a cenografia, o figurino e a iluminação.

COMUNICAÇÃO, VESTUÁRIO E MODA | ECS233  [30 horas]
Estudo e pesquisa da evolução do traje. Os fundamentos da indumentária para os diversos tipos de espetáculos. A forma, a cor, texturas e materiais apropriados para a concepção de um figurino.

DICÇÃO E INTERPRETAÇÃO ORAL | ECA357[30 horas]
Técnicas para aperfeiçoamento da fala; saúde vocal; colocação correta da voz; cuidados, prática de leituras para diferentes estilos de programas de rádio e televisão (reportagens, apresentação de noticiários, entrevistas, musicais etc).

DIREÇÃO I | ECA120 [90 horas]
As funções do diretor e o seu relacionamento com a equipe. Análise e interpretação do texto teatral para fins de encenação. O processo de concepção e realização teatral. Tipos de ensaio.

DIREÇÃO II | ECA231 [90 horas]
Visualização da encenação: planta baixa, definição das áreas de atuação, composição cênica, marcação. Manipulação dos elementos de cenografia, indumentária, adereços, efeitos de som, luz e maquiagem.

DIREÇÃO III | ECA248  [90 horas]
A encenação previamente planejada e a encenação fruto de um laboratório de improvisação com os atores. Os diferentes tipos de espaço teatral: palco italiano, arena de três lados, arena completa, organização não-convencional de palco/platéia.

DIREÇÃO IV | ECA372  [90 horas]
Dirigindo oator:  a relação ator-diretor,  distribuição  de  papéis,  orientação, estímulo,  avaliação;  improvisação como instrumento auxiliar  na  construção  do personagem, exercícios destinados a resolver problemas específicos do ator.

DIREÇÃO V | ECA369  [90 horas]
Direção de diferentesgêneros e estilos dramáticos:  drama  histórico,  tragédia, comédia,  farsa,  melodrama;  drama  realista,  simbolista,  expressionista,  épico, absurdo; peça de época; peça contemporânea; monólogo; musical.

DIREÇÃO VI | ECA487 [90 horas]
Montagem de uma peça completa de curta duração. O processo de ensaio em suas diferentes etapas.

DRAMATURGIA I | LEL112 [30 horas]
Estudo das obras da tragédia e da comédia gregas. Estudo da comédia romana e da tragédia de Sêneca.

DRAMATURGIA II | LEL121 [30 horas]
Teatro Medieval: mistérios, milagres, moralidades e farsas. O teatro de Gil Vicente; A Celestina, de Fernando Rojas. O teatro renascentista italiano.

DRAMATURGIA III | LEL231  [30 horas]
O teatro elizabetano e a obra de William Shakespeare. O século de ouro espanhol. O teatro clássico francês. Goldoni, Marivaux e Beaumarchais.

DRAMATURGIA IV | LEL242 [30 horas]
O teatro de Lessing, o Sturm undDrang e o nascimento do Romantismo. O teatro romântico francês: o melodrama. A "peça-bem-feita". A dramaturgia russa. O drama naturalista. O Vaudeville francês: Feydeau.

DRAMATURGIA V | LEL251  [30 horas]
A proposta dramatúrgica de Georg Büchner. O teatro escandinavo: Ibsen e Strindberg. Tchekov e Gorki. Oscar Wilde, Bernard Shaw.

DRAMATURGIA VI | LEL262 [30 horas]
A dramaturgia no século XX: drama expressionista e drama simbolista. Bertolt Brecht e o teatro épico. Pirandello. O drama existencialista francês. O teatro do absurdo. O teatro da crueldade: Arrabal e Jean Genet. O teatro americano e o teatro inglês contemporâneos.

DRAMATURGIA VII | LEL271 [30 horas]
A dramaturgia brasileira: o teatro de catequese, tentativas esparsas nos séculos XVI e XVII. O encontro da nacionalidade no teatro romântico. A comédia de costumes nos séculos XIX e XX. Nélson Rodrigues e os dramaturgos contemporâneos.

DRAMATURGIA VIII | LEL284 [30 horas]
A estrutura do texto teatral. As técnicas de composição dramatúrgica. A elaboração de um texto de teatro a partir de uma idéia original ou de adaptação.

EDIÇÃO DE TRILHA SONORA | ECL376 [60 horas]
Sincronismo imagem-ruído-fala-música. Música incidental e integração da música no espetáculo áudio-visual. Funções da música no acompanhamento do espetáculo cênico.

ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL | ECL247  [60 horas]
Noções básicas de teoria musical. Compasso, andamentos, ritmo. Música popular e música erudita. Gêneros e estilos em música. Efeitos expressivos em música. Música e sonoplastia. Música como expressão do momento histórico.

ESPETÁCULO: O ATOR I | ECL233 [90 horas]
Funcionamento sistêmico das capacidades orgânicas, criadoras e comunicacionais do ator. A relação ontológica jogo / obra de arte. Conceitos através de jogos: da questão à experiência. Ator-jogador, espectador-jogador e o inventor de jogos.

ESPETÁCULO: O ATOR II | ECL248 [90 horas]
Conhecer e habitar o palco: corpo cênico, existência cênica. A dança da improvisação. Dramaturgia do ator. Representar, interpretar e atuar: reflexão sobre o conceito de mimesis. O ator através da história do teatro.

ESPETÁCULO: O ATOR III | ECL373  [90 horas]
Criação do personagem. Monólogo e diálogo. Ação verbal. Contracenação. A dança do personagem. Relações: ator-diretor-dramaturgo-espectador-personagem. O ator de teatro: especificidades.

ESPETÁCULO: O ATOR IV | ECL377 [90 horas]
Direção do ator. A parcela diretor do ator e a porção ator do encenador: personagem como síntese. Ato criativo conjunto: da soma à multiplicação. Aprendizado contínuo do ator: superação dos métodos. Cena aberta: como e por que teatro hoje?

ÉTICA NO TEATRO | ECA479 [30 horas]
Os preconceitos e distorções da visão do ator ao longo da história. A decadência do ator no século XIX. A ética do homem de teatro: Stanislavski, Artaud, Meyerhold e Brecht. O teatro experimental dos anos 60. O ator-santo grotowskiano. A postura do homem de teatro nos dias atuais.

EXPR. DRAM. POP. DO BRASIL | MUT114  [30 horas]
As danças dramáticas do folclore brasileiro. As potencialidades dramáticas do Carnaval brasileiro. As potencialidades dramáticas dos rituais afro-brasileiros.

COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA | FCF110 [60 horas]
A passagem da narrativa mítica para o discurso racional. A técnica do discurso democrático e o nascimento da retórica. A Sofística e a verdade como potência do discurso. Filosofia e verdade como objeto do discurso. Sujeito e consciência na enunciação do cogito. Enunciação e história. Pragmática do discurso e mediação. Simulação e tecnocultura

FUND. DE EXPR. COMUN. CÊNICAS I| ECL111 [60 horas]
Consciência corporal: postura, alinhamento, equilíbrio-desequilíbrio, tonicidade muscular, locomoção. Interação.

FUND. DE EXPR. COMUN. CÊNICAS II | ECL121 [60 horas]
Esforços básicos. Espaço. Tempo e ritmo. Composição corporal. Relação com o objeto.

FUND. DE EXPR. COMUN. CÊNICAS III | ECL008 [60 horas]
Técnica corporal aplicável ao teatro.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO I   | ECS111[30 horas]
As origens do teatro ocidental. Os teatros grego e romano. Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Aristófanes e Menandro. Plauto e Terêncio. Teatro medieval. Textos anônimos, mistérios e farsas.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO II | ECS126 [30 horas]
Teatro renascentista italiano: Maquiavel e commedia dell'arte. Teatro barroco jesuítico. O nascimento do teatro em língua portuguesa: Gil Vicente, Anchieta e os momos. O Século de Ouro espanhol: Cervantes, Lope de Vega, Calderón de la Barca. O teatro elisabetano: Shakespeare.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO III | ECS235 [30 horas]
O teatro classicista francês: Racine, Corneille, Molière. O teatro do século XVIII na Europa: Diderot, Beaumarchais. O século XVIII no Brasil. O romantismo europeu. Kleist e o ator-marionete. O romantismo brasileiro: tragédia e comédia.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO IV | ECS245 [30 horas]
O realismo e o naturalismo.Zola, Ibsen, Tchekov, Strindberg. Machado de Assis, Artur Azevedo e equipe. As teorias e sua influência nos textos. O realismo americano. O teatro oriental. Brecht e o teatro épico.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO V | ECS351[30 horas]
O pré-modernismo e o modernismo brasileiros. A semana de 22 e a vanguarda européia: Mário e Oswald de Andrade. O teatro na segunda metade do século XX. Teatro brasileiro: Nélson Rodrigues, as contribuições do nordeste, TBC, Arena, Oficina, Opinião e demais tendências. Teatro brasileiro atual.

ILUMINAÇÃO CÊNICA I | ECA363 [30 horas]
História da iluminação cênica. Natureza da luz. Princípios de iluminação: posição da fonte, intensidade e cor. Teoria da cor. Equipamentos. Eletricidade e segurança.


ILUMINAÇÃO CÊNICA II | ECA480 [30 horas]
O projeto de iluminação teatral. Plantas e roteiros de luz. Montagem e operação de um projeto de iluminação cênica.

LEGISLAÇÃO E PRODUÇÃO TEATRAL | ECA360 [30 horas]
Ética profissional. Legislação teatral. Direitos autorais. Processo de produção. Organização e administração teatral.

LÍNGUA PORTUGUESA I | LEV110   [60 horas]
Análise e produção de textos em língua portuguesa.O vocabulário, a frase e o texto. A gramática da frase e a do texto. A correção gramatical.

LÍNGUA PORTUGUESA II | LEV120  [60 horas]
Análise e produção de textos em língua portuguesa.Tipologia textual. Problemas de coesão, coerência e argumentação. A correção gramatical.

POÉTICAS DO ESPETÁCULO I  | ECS234 [30 horas]
Wagner e a “obra de arte total”. O surgimento da figura do encenador. A estética realista-naturalista: O duque de Saxe-Meiningen, André Antoine, Stanislavski.

POÉTICAS DO ESPETÁCULO II | ECS244 [30 horas]
A estética teatral simbolista. O teatro expressionista. O teatro reteatralizado: Appia, Craig. O “Cartel” francês. Surrealismo.

POÉTICAS DO ESPETÁCULO III | ECS350 [30 horas]
Meyerhold, o futurismo, o construtivismo. O teatro épico: Piscator e Brecht.

POÉTICAS DO ESPETÁCULO IV | ECS361  [30 horas]
O teatro pobre de JerszyGrotowski. O teatro antropológico de Eugenio Barba. Peter Brook e TadeuszKantor: uma redefinição da encenação européia. Tendências do espetáculo contemporâneo (EUA, Europa, Brasil).

POÉTICAS DO ESPETÁCULO V | ECS471 [30 horas]
O teatro nos meios de comunicação de massa: cinema, radioteatro e teleteatro. A especificidade do teatro artesanal na era da reprodutibilidade técnica.

PROJETO DE ENCENAÇÃO | ECA485  [30 horas]
Formulação de um projeto de encenação. Estudo do texto e/ou definição da proposta de encenação. Planejamento das etapas de ensaio. Relatório final. Avaliação.

PROJETO EXPERIMENTAL EM TEATRO | ECAY05 [180 horas]
Encenação de espetáculo teatral completo, acompanhado de projeto inicial e relatório final de avaliação.

PSICOLOGIA I CB | IPG111  [45 horas]
Definição da psicologia. Domínios de investigação. A abordagem e-re e-o-r. A abordagem gestaltista. A abordagem cognitivista. A abordagem etológica. A abordagem psicanalítica. As relações da psicologia com outros campos da investigação.

TEATRO MUSICAL | ECA004  [30 horas]
Os gêneros e a história do teatro musical. Os aspectos dramáticos da Ópera e das diversas formas de teatro musicado.

TÉCNICA TEATRAL COMPLEMENTAR | ECA003 [30 horas]
Técnica teatral alternativa.

TEORIA DO DRAMA I | LEL122 [30 horas]
As propostas de Platão e o teatro. A Poética de Aristóteles. A Arte Poética de Horácio.

TEORIA DO DRAMA II | LEL232 [30 horas]
Os gêneros dramáticos e a teoria do drama no Renascimento. As teorias da Arte Dramática na Europa dos séculos XVII e XVIII.

TEORIA DO DRAMA III | LEL233 [30 horas]
Teoria teatral no século XIX: Escandinávia (Kierkgaard, Ibsen e Strindberg) e França (Hugo, Zola, Dumas Filho, Brumetière, Maeterlinck e Bergsson).

TEORIA DO DRAMA IV | LEL234 [30 horas]
Teoria teatral no século XIX: Alemanha (Freud, Wagner e Nietszche) e Rússia (Tchekov e Tolstoi).

TEORIA DO DRAMA V | LEL235 [30 horas]
A teoria do teatro no século XX: Inglaterra (Yeats, Esslin), Itália (Pirandello), França (Artaud, Ionesco), Alemanha (Brecht) e Estados Unidos (Wilder, Miller e Bentley).

Nenhum comentário:

Postar um comentário