FLUXOGRAMA
EMENTAS
CARACTERIZAÇÃO TEATRAL | BAU411[30 horas]
A importância psicológica,
sociológica e dramática da caracterização. Aplicação nas artes cênicas. Criação
e técnicas de execução.
COMUNICAÇÃO E ARTES | ECS113 [60
horas]
Fundamentos de Estética e
conceito de Arte. As artes plásticas como comunicação e seu relacionamento com
as outras formas de expressão artística. O contexto histórico da criação
artística. Gêneros e estilos das História das Artes.
COMUNICAÇÃO E CENOGRAFIA | ECA475 [30
horas]
O espaço cênico como instrumento
de comunicação. A linguagem da cenografia. Leitura e avaliação de um projeto
cenográfico. Concepção e planejamento de cenários. A relação entre a
cenografia, o figurino e a iluminação.
COMUNICAÇÃO, VESTUÁRIO E MODA | ECS233 [30 horas]
Estudo e pesquisa da
evolução do traje. Os fundamentos da indumentária para os diversos tipos de
espetáculos. A forma, a cor, texturas e materiais apropriados para a concepção
de um figurino.
DICÇÃO E INTERPRETAÇÃO ORAL | ECA357[30 horas]
Técnicas para aperfeiçoamento
da fala; saúde vocal; colocação correta da voz; cuidados, prática de leituras
para diferentes estilos de programas de rádio e televisão (reportagens,
apresentação de noticiários, entrevistas, musicais etc).
DIREÇÃO I | ECA120 [90 horas]
As funções do diretor e o
seu relacionamento com a equipe. Análise e interpretação do texto teatral para
fins de encenação. O processo de concepção e realização teatral. Tipos de
ensaio.
DIREÇÃO II | ECA231 [90 horas]
Visualização da encenação:
planta baixa, definição das áreas de atuação, composição cênica, marcação.
Manipulação dos elementos de cenografia, indumentária, adereços, efeitos de
som, luz e maquiagem.
DIREÇÃO III | ECA248 [90
horas]
A encenação previamente
planejada e a encenação fruto de um laboratório de improvisação com os atores.
Os diferentes tipos de espaço teatral: palco italiano, arena de três lados,
arena completa, organização não-convencional de palco/platéia.
DIREÇÃO IV | ECA372 [90
horas]
Dirigindo oator: a relação ator-diretor, distribuição
de papéis, orientação, estímulo, avaliação;
improvisação como instrumento auxiliar
na construção do personagem, exercícios destinados a
resolver problemas específicos do ator.
DIREÇÃO V | ECA369 [90 horas]
Direção de
diferentesgêneros e estilos dramáticos:
drama histórico, tragédia, comédia, farsa,
melodrama; drama realista,
simbolista, expressionista, épico, absurdo; peça de época; peça
contemporânea; monólogo; musical.
DIREÇÃO VI | ECA487 [90 horas]
Montagem de uma peça
completa de curta duração. O processo de ensaio em suas diferentes etapas.
DRAMATURGIA I | LEL112 [30 horas]
Estudo das obras da
tragédia e da comédia gregas. Estudo da comédia romana e da tragédia de Sêneca.
DRAMATURGIA II | LEL121 [30
horas]
Teatro Medieval: mistérios,
milagres, moralidades e farsas. O teatro de Gil Vicente; A Celestina, de
Fernando Rojas. O teatro renascentista italiano.
DRAMATURGIA III | LEL231 [30
horas]
O teatro elizabetano e a
obra de William Shakespeare. O século de ouro espanhol. O teatro clássico
francês. Goldoni, Marivaux e Beaumarchais.
DRAMATURGIA IV | LEL242 [30
horas]
O teatro de Lessing, o
Sturm undDrang e o nascimento do Romantismo. O teatro romântico francês: o
melodrama. A "peça-bem-feita". A dramaturgia russa. O drama
naturalista. O Vaudeville francês: Feydeau.
DRAMATURGIA V | LEL251 [30
horas]
A proposta dramatúrgica de
Georg Büchner. O teatro escandinavo: Ibsen e Strindberg. Tchekov e Gorki. Oscar
Wilde, Bernard Shaw.
DRAMATURGIA VI | LEL262 [30
horas]
A dramaturgia no século XX:
drama expressionista e drama simbolista. Bertolt Brecht e o teatro épico.
Pirandello. O drama existencialista francês. O teatro do absurdo. O teatro da
crueldade: Arrabal e Jean Genet. O teatro americano e o teatro inglês
contemporâneos.
DRAMATURGIA VII | LEL271 [30 horas]
A dramaturgia brasileira: o
teatro de catequese, tentativas esparsas nos séculos XVI e XVII. O encontro da
nacionalidade no teatro romântico. A comédia de costumes nos séculos XIX e XX.
Nélson Rodrigues e os dramaturgos contemporâneos.
DRAMATURGIA VIII | LEL284 [30 horas]
A estrutura do texto
teatral. As técnicas de composição dramatúrgica. A elaboração de um texto de
teatro a partir de uma idéia original ou de adaptação.
EDIÇÃO DE TRILHA SONORA | ECL376 [60 horas]
Sincronismo
imagem-ruído-fala-música. Música incidental e integração da música no
espetáculo áudio-visual. Funções da música no acompanhamento do espetáculo
cênico.
ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL | ECL247 [60 horas]
Noções básicas de teoria
musical. Compasso, andamentos, ritmo. Música popular e música erudita. Gêneros
e estilos em música. Efeitos expressivos em música. Música e sonoplastia. Música
como expressão do momento histórico.
ESPETÁCULO: O ATOR I | ECL233 [90
horas]
Funcionamento sistêmico das
capacidades orgânicas, criadoras e comunicacionais do ator. A relação
ontológica jogo / obra de arte. Conceitos através de jogos: da questão à experiência.
Ator-jogador, espectador-jogador e o inventor de jogos.
ESPETÁCULO: O ATOR II | ECL248 [90
horas]
Conhecer e habitar o palco:
corpo cênico, existência cênica. A dança da improvisação. Dramaturgia do ator.
Representar, interpretar e atuar: reflexão sobre o conceito de mimesis. O ator através da história do
teatro.
ESPETÁCULO: O ATOR III | ECL373 [90
horas]
Criação do personagem.
Monólogo e diálogo. Ação verbal. Contracenação. A dança do personagem.
Relações: ator-diretor-dramaturgo-espectador-personagem. O ator de teatro:
especificidades.
ESPETÁCULO: O ATOR IV | ECL377 [90
horas]
Direção do ator. A parcela
diretor do ator e a porção ator do encenador: personagem como síntese. Ato
criativo conjunto: da soma à multiplicação. Aprendizado contínuo do ator:
superação dos métodos. Cena aberta: como e por que teatro hoje?
ÉTICA NO TEATRO | ECA479 [30
horas]
Os preconceitos e
distorções da visão do ator ao longo da história. A decadência do ator no
século XIX. A ética do homem de teatro: Stanislavski, Artaud, Meyerhold e
Brecht. O teatro experimental dos anos 60. O ator-santo grotowskiano. A postura
do homem de teatro nos dias atuais.
EXPR. DRAM. POP. DO BRASIL | MUT114 [30 horas]
As danças dramáticas do
folclore brasileiro. As potencialidades dramáticas do Carnaval brasileiro. As
potencialidades dramáticas dos rituais afro-brasileiros.
COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA | FCF110 [60
horas]
A passagem da narrativa mítica para o
discurso racional. A técnica do discurso democrático e o nascimento da
retórica. A Sofística e a verdade como potência do discurso. Filosofia e
verdade como objeto do discurso. Sujeito e consciência na enunciação do cogito.
Enunciação e história. Pragmática do discurso e mediação. Simulação e tecnocultura
FUND. DE EXPR. COMUN. CÊNICAS I| ECL111 [60 horas]
Consciência corporal:
postura, alinhamento, equilíbrio-desequilíbrio, tonicidade muscular, locomoção.
Interação.
FUND. DE EXPR. COMUN. CÊNICAS II | ECL121 [60 horas]
Esforços básicos. Espaço.
Tempo e ritmo. Composição corporal. Relação com o objeto.
FUND. DE EXPR. COMUN. CÊNICAS III | ECL008 [60 horas]
Técnica corporal aplicável
ao teatro.
HISTÓRIA DO ESPETÁCULO I |
ECS111[30 horas]
As origens do teatro
ocidental. Os teatros grego e romano. Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Aristófanes
e Menandro. Plauto e Terêncio. Teatro medieval. Textos anônimos, mistérios e
farsas.
HISTÓRIA DO ESPETÁCULO II | ECS126 [30 horas]
Teatro renascentista
italiano: Maquiavel e commedia dell'arte. Teatro barroco jesuítico. O nascimento
do teatro em língua portuguesa: Gil Vicente, Anchieta e os momos. O Século de
Ouro espanhol: Cervantes, Lope de Vega, Calderón de la Barca. O teatro
elisabetano: Shakespeare.
HISTÓRIA DO ESPETÁCULO III | ECS235 [30 horas]
O teatro classicista
francês: Racine, Corneille, Molière. O teatro do século XVIII na Europa:
Diderot, Beaumarchais. O século XVIII no Brasil. O romantismo europeu. Kleist e
o ator-marionete. O romantismo brasileiro: tragédia e comédia.
HISTÓRIA DO ESPETÁCULO IV | ECS245 [30 horas]
O realismo e o
naturalismo.Zola, Ibsen, Tchekov, Strindberg. Machado de Assis, Artur Azevedo e
equipe. As teorias e sua influência nos textos. O realismo americano. O teatro
oriental. Brecht e o teatro épico.
HISTÓRIA DO ESPETÁCULO V |
ECS351[30 horas]
O pré-modernismo e o
modernismo brasileiros. A semana de 22 e a vanguarda européia: Mário e Oswald
de Andrade. O teatro na segunda metade do século XX. Teatro brasileiro: Nélson
Rodrigues, as contribuições do nordeste, TBC, Arena, Oficina, Opinião e demais
tendências. Teatro brasileiro atual.
ILUMINAÇÃO CÊNICA I | ECA363 [30 horas]
História da iluminação
cênica. Natureza da luz. Princípios de iluminação: posição da fonte,
intensidade e cor. Teoria da cor. Equipamentos. Eletricidade e segurança.
ILUMINAÇÃO CÊNICA II | ECA480 [30
horas]
O projeto de iluminação
teatral. Plantas e roteiros de luz. Montagem e operação de um projeto de
iluminação cênica.
LEGISLAÇÃO E PRODUÇÃO TEATRAL | ECA360 [30 horas]
Ética profissional.
Legislação teatral. Direitos autorais. Processo de produção. Organização e
administração teatral.
LÍNGUA PORTUGUESA I | LEV110 [60
horas]
Análise e produção de
textos em língua portuguesa.O vocabulário, a frase e o texto. A gramática da
frase e a do texto. A correção gramatical.
LÍNGUA PORTUGUESA II | LEV120 [60
horas]
Análise e produção de
textos em língua portuguesa.Tipologia textual. Problemas de coesão, coerência e
argumentação. A correção gramatical.
POÉTICAS DO ESPETÁCULO I |
ECS234 [30 horas]
Wagner e a “obra de arte
total”. O surgimento da figura do encenador. A estética realista-naturalista: O
duque de Saxe-Meiningen, André Antoine, Stanislavski.
POÉTICAS DO ESPETÁCULO II | ECS244 [30 horas]
A estética teatral
simbolista. O teatro expressionista. O teatro reteatralizado: Appia, Craig. O
“Cartel” francês. Surrealismo.
POÉTICAS DO ESPETÁCULO III | ECS350 [30 horas]
Meyerhold, o futurismo, o
construtivismo. O teatro épico: Piscator e Brecht.
POÉTICAS DO ESPETÁCULO IV | ECS361 [30
horas]
O teatro pobre de JerszyGrotowski.
O teatro antropológico de Eugenio Barba. Peter Brook e TadeuszKantor: uma
redefinição da encenação européia. Tendências do espetáculo contemporâneo (EUA,
Europa, Brasil).
POÉTICAS DO ESPETÁCULO V | ECS471 [30 horas]
O teatro nos meios de comunicação
de massa: cinema, radioteatro e teleteatro. A especificidade do teatro
artesanal na era da reprodutibilidade técnica.
PROJETO DE ENCENAÇÃO | ECA485 [30
horas]
Formulação de um projeto de encenação. Estudo do
texto e/ou definição da proposta de encenação. Planejamento das etapas de
ensaio. Relatório final. Avaliação.
PROJETO EXPERIMENTAL EM TEATRO | ECAY05 [180 horas]
Encenação de espetáculo
teatral completo, acompanhado de projeto inicial e relatório final de
avaliação.
PSICOLOGIA I CB | IPG111 [45
horas]
Definição da psicologia.
Domínios de investigação. A abordagem e-re e-o-r. A abordagem gestaltista. A
abordagem cognitivista. A abordagem etológica. A abordagem psicanalítica. As
relações da psicologia com outros campos da investigação.
TEATRO MUSICAL | ECA004 [30
horas]
Os gêneros e a história do
teatro musical. Os aspectos dramáticos da Ópera e das diversas formas de teatro
musicado.
TÉCNICA TEATRAL COMPLEMENTAR | ECA003 [30 horas]
Técnica teatral
alternativa.
TEORIA DO DRAMA I | LEL122 [30 horas]
As propostas de Platão e o
teatro. A Poética de Aristóteles. A Arte Poética de Horácio.
TEORIA DO DRAMA II | LEL232 [30 horas]
Os gêneros dramáticos e a
teoria do drama no Renascimento. As teorias da Arte Dramática na Europa dos
séculos XVII e XVIII.
TEORIA DO DRAMA III | LEL233 [30 horas]
Teoria teatral no século
XIX: Escandinávia (Kierkgaard, Ibsen e Strindberg) e França (Hugo, Zola, Dumas
Filho, Brumetière, Maeterlinck e Bergsson).
TEORIA DO DRAMA IV | LEL234 [30 horas]
Teoria teatral no século XIX:
Alemanha (Freud, Wagner e Nietszche) e Rússia (Tchekov e Tolstoi).
TEORIA DO DRAMA V | LEL235 [30 horas]
A teoria do teatro no
século XX: Inglaterra (Yeats, Esslin), Itália (Pirandello), França (Artaud,
Ionesco), Alemanha (Brecht) e Estados Unidos (Wilder, Miller e Bentley).
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