CORPO DOCENTE

INTEGRANTES --- corpo docente

Adriana Schneider Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Formada em comunicação social - jornalismo pela PUC-RJ (1994), mestre em teatro pelo PPGT / UNIRIO (2001) e doutora em antropologia pelo PPGSA / IFCS / UFRJ (2007), com período sanduiche na Freie Universität - FU Berlin (2005 - 2006). Em 2008, realizou pesquisa de pós-doutorado com bolsa CNPq, com o projeto: "As danças características no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX: o lundu de Maria Baderna". Atualmente é consultora no processo de registro como patrimônio imaterial pelo IPHAN do projeto "Teatro de bonecos popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco". É atriz e diretora teatral, integrante do Grupo Pedras.


Alessandra Vannucci é professora na Graduação em Direção Teatral e na Pós Graduação em Artes da Cena da ECO-UFRJ. É formada em Letras/DAMS na Universidade de Bolonha (1992) e doutora em Letras pela Puc-Rio (2004). É diretora e dramaturga; em seus espetáculos, assim como nos livros, se interessa por ideias e artistas viajantes. Entre as montagens: A descoberta das Américas (2005), Pocilga (2006), Herói (2007), Arlequim no inferno (2008), Náufragos (2009), Felinda (2010), O cozido (2012), Invisíveis (2014) e Desaparecida (2015). Entre os livros: Crítica da razão teatral (2005), Um barítono ai tropici (2008) e A missão italiana. Histórias de uma geração de diretores italianos no teatro brasileiro (2014)


Antonio Lauro de Oliveira Goés _ professor colaborador  Ator e diretor de Teatro, tendo participado de inúmeras montagens cênicas no Rio de Janeiro, em outros Estados e no exterior (1968 – 2013); Formado em Interpretação no COURS RÉNÉ SIMON – PARIS (1973); Doutor em Letras (Dramaturgia/Teatro) pela Faculdade de Letras da UFRJ (1993).  Professor Faculdade de de Letras - UFRJ - Departamento de Ciência da Literatura (1980 – 2000). Fundador do primeiro grupo teatral da Universidade Federal do Rio. Criador do primeiro curso de Pós-graduação Lato-sensu em Teatro, Faculdade de Letras (1998); Professor da Escola de  Teatro da UNIRio (1988);  Criador, coordenador  e professor do primeiro curso de Pós-graduação Lato-sensu de Teatro na Escola de Teatro da UNIRio (1993-1995); Fundador e professor do curso de graduação de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ (1998-2014); Ator em novelas de televisão e em seriados para a Rede Globo, Rede Manchete,  Bandeirantes, Maison RTF - Radio et Télévison Françaises (1974-2012).


Carmem Gadelha  é professora do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. Tem experiência teórica e prática na área de Artes, com ênfase em Teatro. É autora de livros e ensaios, participou de júris internacionais (Prêmio Camões de Dramaturgia) e nacionais (FATE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ). Atualmente desenvolve pesquisa sobre o trágico na contemporaneidade.


Eleonora Fabião  é performer e teórica da performance. Professora da Graduação em Direção Teatral e Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação UFRJ (Coordenadora da Linha “Experimentações da Cena: Formação Artística”), é doutora em Estudos da Performance (New York University). Fabião tem lecionado, publicado e realizado performances nacional e internacionalmente. Em 2011 recebeu o prêmio Funarte Artes na Rua e em 2014 o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural para desenvolver o Projeto Mundano. É pesquisadora de performance Latino Americana do projeto Re.act.feminism (Berlin) e membro do conselho do Hemispheric Institute of Performance and Politics (NY).



Gabriela Lírio é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ) e Professora Adjunta II do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Desenvolve atualmente a pesquisa A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens (PIBIC/CNPq) e Autobiografia na cena contemporânea . Publicou artigos nos periódicos O Percevejo, ArtCiência.Com, Concinnitas, Arte&Ensaio, Art&Cultura, entre outros. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002). É membro efetivo da SOCINE, da ABRALIC, da ABRACE e da ANPOLL.



Jacyan Castilho Atriz, diretora teatral, bailarina e preparadora corporal em cerca de sessenta espetáculos. Formada em Artes Cênicas (UNIRIO) em 1986, PhD em Artes Cênicas (UFBA) e MA em Teatro (UNIRIO). Prof. Adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi Prof. Adjunta da Escola de Teatro da UFBA de 2002 a 2014 , e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA). Bailarina formada pela Escola Angel Vianna – RJ. Publicou entre outros os livros Dança e Educação em Movimento (Org) – Ed. Cortez, 2003 e Ritmo e Dinâmica no Espetáculo Teatral – Ed. Perspectiva, 2013.



José Henrique é diretor teatral e professor da Escola de Comunicação (UFRJ). Édiretor técnico da Mostra de Teatro da UFRJ e dirige óperas na Escola de Música da UFRJ. Dirigiu como diretor-convidado Ifigênia em Áulis, de Eurípides, no Central College (Iowa, EUA). Membro desde 1996 do United States  Institute for Theatre Technology e atual presidente da Associação Brasileira de Iluminação Cênica,Centro Nacional da OISTAT.


Livia Flores é artista plástica e professora da Escola de Comunicação desde 2009. Mestre em Comunicação e Cultura (ECO, 1996) e Doutora em Artes Visuais (EBA, 2007), atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Tem exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior. Livros publicados: Livia Flores, Coleção Arte BRA, Rio de Janeiro: Automática, 2012;  Instruções para filmes (org. Flores, Livia; Maciel, Katia). Rio de Janeiro: +2, 2012. Projeto de pesquisa: Poéticas da negação.



INTEGRANTES --- técnicos administrativos


Erika Neves é produtora cultural concursada da faculdade de Direção Teatral da UFRJ (coordenando a produção de todas as mostras de teatro do curso desde 2009). Graduada em Produção Cultural pela UFF (2011) e em Serviço Social pela UFRJ (2005), foi produtora executiva da opereta “Caso no júri” (UFRJ/CCPJ-Rio, 2012 e 2013), da ópera “Don Quixote nas Bodas de Comacho” (UFRJ, 2011), das peças “O Pirata Barba Ruiva” (2012) e “O Reino do Mar Sem Fim” (2010/2011). Produziu, desde 2009, as edições de “À Mostra” (ISSN 2317-1022), revista-programa das Mostras de Teatro da UFRJ. Em 2013 e 2014, supervisionou a produção dos 2 números da "Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral" (ISSN 2318-6232) e, em 2012, a produção do catálogo de 18 anos do curso de Direção Teatral (“Cenas Transversais: memórias e perspectivas futuras” - ISBN 9788599052099); e produziu o evento que o lançou: o “Seminário Internacional Cenas Transversais: artes em trânsito” (2012).


Marcelus Gonçalves Ferreira  Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Coreógrafo / Servidor técnico da UFRJ no Curso de Direção Teatral e Diretor Artístico/Coreógrafo e Bailarino do Núcleo Artístico DUO FACTO de Pesquisa em Dança. Tem experiência na área de Artes/Comunicação, com ênfase em Dança Contemporânea/Coreografia e Direção teatral



Nenhum comentário:

Postar um comentário